quarta-feira, 17 de maio de 2017

Oficina de Linguagem: “ Gênero Discursivo: Fazendo Poesias”

     No mês de abril o grupo do Pibid do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) , deu início na Oficina de linguagem: “ Gênero Discursivo: Fazendo Poesias”,  a oficina tem como objetivo, apresentar uma abordagem de gêneros discursivos, envolvendo poesias e produções de vídeos.
     O desenvolvimento da oficina ocorreu por aulas, na primeira aula foram apresentados aos alunos alguns modelos de poesias, sendo elas nos seus diversos formatos. As poesias foram retiradas do acervo da biblioteca, tendo como propósito levar o aluno a ter acesso à biblioteca.  Como produção nesta aula os alunos fizeram a releitura dos poemas. O grupo abordou também sobre a importância do livro.
   Na segunda aula os bolsistas abordaram sobre a função social da poesia, como modelo foi apresentada o poema “A canção do Africano” do Castro Alves, por ser uma denúncia social que destaca a situação que viviam os escravos na época. Nessa aula os alunos foram privilegiados com a presença de um poeta, que é aluno do IFSul, em forma de diálogo ele explicou para os alunos qual a visão dele a respeita da poesia e quais são suas inspirações para produzi-las. Foram abordados também alguns gêneros poéticos com exemplificações, como produção nesta segunda aula os alunos confeccionaram seus próprios poemas.
    Nas seguintes aulas foram feitas em conjunto a análise semântica dos poemas criados pelos alunos, abordamos sobre as figuras de linguagem em especifico a metáfora.
    No encerramento da oficina os alunos apresentaram os vídeos confeccionados por eles onde foram exibidos os poemas que seria a produção final da oficina de linguagem. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário