quarta-feira, 5 de julho de 2017

Projeto “Distopia e Sociedade: A Revolução dos Bichos’’ – EMEF São Pedro

       No mês de abril de 2017 iniciamos o projeto “Distopia e Sociedade: A Revolução dos Bichos’’ com duas turmas de nonos anos, 91 e 92, da Escola EMEF São Pedro, este projeto objetiva promover o estudo dos elementos básicos da estrutura de um conto e reflexão sobre os conceitos de utopia e distopia, bem como o estudo do romance “A Revolução dos Bichos’’ de George Orwell. Para isso, durante o mês aplicamos algumas aulas expositivo-dialogadas para apresentarmos algumas informações importantes sobre autor e obra, bem como a exibição de alguns trailers de filmes e séries distópicas para aproximação do tema aos alunos. Com a finalidade de disponibilizarmos a leitura aos alunos criamos um grupo na rede social Facebook, bem como, gravamos DVDs com a obra para que todos independentemente da possibilidade de acesso à internet conseguissem ter acesso à obra. Na fase inicial do projeto além da exibição de uma adaptação fílmica da obra às turmas, os alunos com orientação e acompanhamento das bolsistas fizeram a leitura e discussão dos primeiros capítulos da obra em aulas, nas quais mencionaram algumas das distinções entre obra e adaptação fílmica. Posterior a leitura elencamos algumas discussões a respeito da obra usando como base teorias sobre Utopia e Distopia, fazendo um paralelo com a sociedade atual e buscando fazer um processo histórico para juntos compreender os conceitos econômicos de sociedade que a obra aborda. Após a discussão, apresentamos o estudo do gênero conto como estrutura, forma, escrita e etc.; Ao final, solicitamos aos alunos a produção de um conto distópico e para que os alunos desenvolvessem a competência para produção de um conto o grupo apresentou os conceitos do gênero conto, e foi realizada a leitura do "Conto de escola" de Machado de Assis para ilustrar a estrutura e desenvolvimento narrativo de um conto. Apresentamos três tipos de narradores (narrador personagem, narrador onisciente e narrador observador) e também o foco narrativo que eles deverão desenvolver na construção do conto distópico. Esta atividade foi desenvolvida no laboratório de ciências. Essa produção foi pensada para que os alunos desenvolvam uma narrativa que recontextualize esse problema sob uma nova perspectiva, atentando, por exemplo, para a criação e exploração de distintos locais, tempos, focos narrativos e personagens. Desta forma os alunos concluíram o projeto, que teve por base discussões essenciais sobre a sociedade, a literatura ilustrada na apresentação da obra de George Orwell ''A Revolução dos Bichos'', culminando na produção de 10 contos distópicos e utópicos de cada turma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário